Cinco razões que explicam por que trabalhar em casa é uma ótima ideia
Atualmente, empresas de todos os tamanhos têm em seu quadro funcionários que trabalham de casa, tanto homens como mulheres. Apesar de alguns não gostarem, há muitas vantagens nisso. Seguem cinco razões por que trabalhar em casa pode ser bom, especialmente para empresas que estão começando.
1. Economia
Startups precisam de atenção especial e muito combustível para começarem a crescer. O investimento inicial da empresa é um fator determinante. Assim, cada centavo economizado no começo aumenta as chances de sucesso, e trabalhar em casa custa muito menos do que manter um escritório, pois gastos com aluguel, mobília, software, transporte, acesso à internet, telefone, limpeza e materiais de escritório são cortados. Esses pequenos itens finais custam milhares de dólares no final do ano, que podem ser investidos na empresa.
2. Flexibilidade
Trabalhar em casa dá a liberdade de escolher o horário e as condições mais favoráveis para você e seus funcionários. Com organização, é possível adaptar o horário, pois cada pessoa tem o próprio ritmo e os períodos do dia mais produtivos. Se o trabalho demanda encontros diários, agende reuniões regulares via internet. Se a preocupação é a produtividade dos funcionários, estabeleça metas que eles devem atingir. Para os mais paranoicos, existem programas para monitorar a atividade em outros computadores. No entanto, diálogo e confiança funcionam mais para o trabalho em equipe, seja pessoalmente ou via computador.
3. Menos impostos
Trabalhar em casa pode economizar em impostos. Tente imaginar o quanto é pago em imposto no seu local de trabalho: edifício, serviços como energia e água e até mesmo na compra de novos equipamentos.
4. Tempo para a família
Para quem tem filhos pequenos, trabalhar em casa significa mais tempo para cuidar deles. Mesmo que você possua uma babá em tempo integral ou que seus filhos passem o dia em uma creche, estar em casa a todo momento significa que vocês podem almoçar e fazer o lanche da tarde juntos. Para novos pais em especial, esse tempo adicional pode significar redução de estresse no ajuste à nova vida.
5. Apelo familiar
As pessoas gostam de empresas familiares porque são, aparentemente, mais pessoais e confiáveis. Se você coordena um negócio familiar de casa, use esse aspecto como apelo positivo. Coloque esse status à frente e no centro dos seus materiais de propaganda. Pense no uso de um nome pessoal, logotipo ou slogan, e não se esqueça de mencionar o fato de ser uma empresa familiar em seu site.
Hoje, existem tantas pessoas trabalhando em casa que há fóruns, grupos e redes para debate, troca de experiências e apoio na internet. Esse tipo de organização fornece muitas informações para deixar o seu trabalho mais produtivo. Faça uma busca e não tenha vergonha do seu trabalho só porque ele é feito de casa.