EFD Contribuições alcança Lucro Presumido

EFD Contribuições alcança Lucro Presumido
Comentários desativados em EFD Contribuições alcança Lucro Presumido Contábil Marketing

Desde o dia 1° de janeiro, as empresas optantes pelo Lucro Presumido, cerca de 1,5 milhão, passaram a conviver com a Escrituração Fiscal Digital Contribuições, a mais nova obrigação acessória atrelada ao Sistema Público de Escrituração Digital.

Considerada o braço mais completo e complexo do SPED, a EFD Contribuições tem preocupado os empreendedores diante das inúmeras armadilhas e riqueza de detalhes que a compõe.

Para o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, as empresas de médio e pequeno portes ainda não estão preparadas para esta realidade. “A mudança cultural é radical e a entrada deste contingente significativo de empresas nesta sistemática é um grande desafio, tanto para empreendedores como para o Fisco”, destaca.

O líder setorial explica que os empresários e profissionais contábeis estão se dedicando a entender e a se adaptar a EFD Contribuições, entretanto, as empresas ainda precisam correr atrás do prejuízo. Dessa forma, o líder empresarial aconselha os empreendedores a investirem em tecnologia, qualificação de pessoal e, principalmente, em controles internos de gestão. “A nova exigência já é uma realidade e tem altas penalidades atreladas a ela, por isso a busca pela qualidade e consistência dos dados corporativos é vital”, diz.

Como caminho para a minimização deste problema, Approbato Machado Jr. aponta subsídio do governo ou abertura de linhas de financiamento específicas para esta adaptação do empreendedorismo brasileiro.

“A implantação da inteligência fiscal não pode ser tão impositiva. Assim, o governo deve contribuir para a adaptação da Sociedade a ela,” argumenta o empresário contábil.

Entre em contato e saiba mais sobre a nossa solução WK-Radar EFD-Contribuições e SPED

Compartilhar
Sobre o autor