Especial Dia Internacional da Mulher: A profissão delas
A contabilidade é uma das profissões que, por muito tempo, foi exercida apenas por homens. Porém, com a revolução feminina, após o século XX, a mulher conquistou seus direitos e ganhou o seu espaço no mercado de trabalho.
Vencendo os desafios propostos, as mulheres estão mostrando que a contabilidade é também uma profissão para elas. Números, contas, tabelas e dinheiro são itens fundamentais e que fazem parte do seu cotidiano.
Para mostrar a importância da participação feminina na área contábil, algumas entidades e classes, em todo o país, incentivam a realização de encontros, seminários, palestras e fóruns para debater o assunto.
No Brasil, estudos apontam que os homens ainda são maioria na profissão. Com um universo de 409.862 profissionais registrados nos conselhos de contabilidade, 63% são homens e 37% são mulheres.
Com esses dados, podemos prever que, no futuro haverá um equilíbrio de sexos na profissão e nos demais setores que fazem parte deste universo: salas de aulas, centros de pesquisa e empresas, por exemplo.
Fortes e independentes, muitas mulheres ganharam destaque na área.
Como é o caso de Maria Clara Cavalcante Bugarim, atualmente vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tendo sido presidente na gestão anterior. Outra mulher que ganhou destaque foi Ilse Maria Beuren, atualmente presidente e idealizadora da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont) e talvez uma das pesquisadoras com maior produção científica na área de Ciências Contábeis no Brasil.
Neste dia tão especial, parabenizamos não só as mulheres contabilistas, mas todas que conquistaram o seu espaço em suas áreas de interesse com muita dedicação e esforço.