Entidades Contábeis buscam consenso sobre lei da lavagem de dinheiro

Entidades Contábeis buscam consenso sobre lei da lavagem de dinheiro
Comentários desativados em Entidades Contábeis buscam consenso sobre lei da lavagem de dinheiro Contábil Marketing

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras tem publicado nas últimas semanas novas resoluções para regulamentação da Lei 12.683/12, cujo objetivo é inibir a prática de lavagem de dinheiro no País.

A Resolução 24, publicada no Diário Oficial da União do último dia 18 de janeiro e que obriga os prestadores de Serviços a informarem movimentações atípicas ao órgão, atinge o segmento contábil e, por isso, tem sido motivo de debates entre representantes do setor e do COAF. 

Diante das novas responsabilidades administrativas exigidas aos empresários e profissionais contábeis, foi criada a Comissão da Defesa dos Direitos e Prerrogativas do Profissional Contábil, composta por membros da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelo Instituto de Auditores Independentes do Brasil.

Para Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do SESCON-SP, entidade que está representada na Comissão por meio da FENACON, esta é uma questão que precisa ser amplamente debatida e o setor contábil tem conduzido a temática com sucesso. “Ao mesmo tempo em que buscamos a preservação das prerrogativas inerentes à profissão, também mostramos que podemos contribuir significantemente para a redução dos crimes no País”, argumenta o empresário contábil, ressaltando que ao abrir um canal de diálogo com o COAF o segmento dá exemplo de união e de boa vontade.


Fonte: Sescon-SP

Compartilhar
Sobre o autor