Gestão de custos: aproveite os benefícios e fuja dos erros
Como você tem acompanhado aqui no blog, começamos 2018 falando sobre a importância de fazer um controle de custos eficaz para garantir o funcionamento e a estabilidade financeira da sua indústria. Dando continuidade a este tema, vamos abordar neste artigo os benefícios da gestão de custos e como fugir dos erros mais comuns neste processo.
Entre os diversos benefícios da gestão de custos, que permitem desde a identificação de oportunidades até o auxílio nas tomadas de decisões estratégicas, chamamos a atenção para os quatro principais: o controle dos riscos; o aumento da competitividade; o auxílio para alcançar o ponto de equilíbrio do negócio; e o aumento da eficiência.
Quando falamos em risco, queremos dizer que, ao controlar exatamente o que é gasto, você não corre o risco de confundir um faturamento alto com uma boa lucratividade. Sua indústria pode ter um grande volume de vendas, por exemplo, mas ter um custo de produção também elevado, o que, no fim, acabaria resultando em um lucro pouco expressivo — ou até em prejuízo, dependendo da situação. Uma gestão de custos bem organizada ajuda no controle deste tipo de situação, pois mostra detalhadamente tudo o que é gasto.
Esse detalhamento ajuda, inclusive, a empresa a ser mais competitiva, pois os custos interferem diretamente nos preços dos produtos, que acabam sendo um diferencial no mercado. Então, ter o controle de todos os seus gastos contribui para você analisar e, quando for o caso, diminuir os custos de produção para poder oferecer novos valores e chamar a atenção do seu público.
Diretamente ligado aos controle de risco e ao aumento da competitividade está o alcance do ponto de equilíbrio. Esse termo, muito utilizado na área financeira, define o momento em que um negócio consegue se pagar, ou seja, quando o que entra no caixa é suficiente para cobrir o que sai. Quanto mais rápido isso acontecer, mais rápido o lucro virá. Por isso, a gestão de custos pode ser considerada uma grande aliada para alcançar o ponto de equilíbrio, uma vez que permite identificar os gastos supérfluos, melhorando a administração dos recursos e resultando em mais ganhos em menos tempo.
E, por fim, temos o aumento da eficiência, que só é alcançado quando o empresário conhece exatamente o que se passa dentro da sua indústria, sendo a gestão de custos um dos pontos primordiais. Afinal, a partir dela é possível planejar, controlar, administrar e desenvolver operações e tomar decisões precisas para manter a saúde financeira da empresa.
Erros cometidos na gestão de custos
Para conseguir alcançar todos esses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados e não cometer alguns erros, muitas vezes básicos, que acabam ocorrendo no dia a dia da gestão de custos de uma indústria. Atenção especial aos seguintes pontos:
- Estoque: Em hipótese alguma ignore o valor do seu estoque, pois, muito provavelmente, a maior riqueza do seu negócio está ali. Tenha contabilizado tudo o que está armazenado, assim, fica muito mais fácil saber o que precisa ou não ser reposto e evita que sua empresa tenha prejuízos com perdas ou deixe de vender algo por estar em falta.
- Fluxo de caixa: É imprescindível saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo. Claro que existem relatórios mais completos e sofisticados para chegar até a lucratividade, mas começar pelo fluxo de caixa, que é o mais básico, pode livrar sua indústria de fechar as portas, pois ele dará o primeiro retrato do que entra e sai do caixa.
- Precificação: Colocar um preço muito alto ou muito baixo em um produto pode ser a ruína do seu negócio. No momento de precificar, faça uma análise de todos os fatores que interferem no valor final de um produto e adote um preço que dará a maior remuneração possível sobre o capital investido nele, porém, que seja coerente com o que está sendo praticado no mercado.
- Tecnologia: Se você ainda controla tudo no caderninho ou em planilhas, está aí o erro. Para fazer uma gestão de custos eficiente, é fundamental contar com um sistema de gestão empresarial capaz de aumentar sua produtividade, garantir segurança para as informações da sua indústria e oferecer controle total de tudo o que acontece em cada centro produtivo.
Agora que você conhece os principais benefícios que a gestão de custos proporciona e os erros que não podem ser cometidos quando falamos nesta ferramenta, temos uma última dica para dar a você: baixe gratuitamente o nosso e-book sobre gestão de custos! Além de um complemento sobre o que falamos aqui neste artigo, ainda mostramos a importância de fazer a gestão de custos e detalhamos o processo de implementação dela na sua indústria. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito: