Gestão financeira da indústria: essencial para quem busca competitividade

Gestão financeira da indústria: essencial para quem busca competitividade
Comentários desativados em Gestão financeira da indústria: essencial para quem busca competitividade Blog,Gestão Luiz Cunha

Competitividade. Essa palavra, cheia de um profundo significado econômico, transformou-se em um dos principais combustíveis do setor industrial. Por isso, mais do que nunca, é preciso estar atento aos diversos aspectos e processos que permeiam a rotina empresarial a fim de garantir um crescimento financeiro robusto e um equilíbrio saudável entre qualidade, produtividade e vendas. Diante disso, não é de se estranhar uma exigência maior no que diz respeito à gestão financeira da indústria. Afinal, somente com boas práticas de controle financeiro é possível garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio, certo?

Isso porque o principal foco da gestão financeira é melhorar os resultados da indústria, seja na geração de mais lucros, seja na diminuição de custos. Um bom gerenciamento da rotina permite que o gestor identifique diversos pontos críticos na produção e tenha ferramentas para otimizar os processos industriais, criando estratégias em curto, médio e longo prazos, visando sempre a maximização dos resultados.

Vale lembrar que o volume de informações no dia a dia é imenso e, por isso, saber analisar, manipular e aplicar estes dados é essencial para assegurar o bom desempenho de uma unidade fabril. No entanto, existem muitas indústrias que não utilizam as ferramentas necessárias para uma gestão financeira apropriada. E é por isso que nunca é demais reforçar a importância de estabelecer essa atividade na rotina industrial e de usar processos e instrumentos que a descompliquem, garantindo resultados sempre positivos.

Gestão industrial

Organize os processos de produção para uma eficiente gestão financeira da indústria

Uma das primeiras ações que o gestor deve levar em consideração na hora de tentar melhorar os lucros da empresa é o controle e a otimização dos processos de produção. Por isso que a gestão industrial, que é altamente regulamentada e com inúmeras particularidades, precisa dedicar atenção especial a esta parte. Entender quem são os principais clientes, o mercado consumidor e os fornecedores, quais são os modelos de produção e como funciona a capacidade produtiva trará dados importantes para a gestão dos processos, ajudando a mapear todas as instâncias do negócio e a criar uma janela para que o gestor dê um foco maior à gestão financeira da indústria.

Assim, saber como funciona a compra de insumos, a produção e as vendas ajuda na compreensão de toda a atividade do ramo, auxiliando na definição dos processos de compra e permitindo que a empresa obtenha insumos de qualidade, com os melhores preços e condições de pagamento. Essa gestão processual e produtiva também permite mapear e controlar, por exemplo, quanto tempo o seu negócio leva para receber a matéria-prima, ajudando você a trabalhar no conceito de ciclo operacional e contribuindo para uma boa gestão dos recursos que entram e saem da sua indústria.

Use o fluxo de caixa para ter uma visão geral da sua indústria

E por falar em gestão de recursos, outra maneira bastante eficiente de controlar as disponibilidades da sua indústria é a implementação de um bom fluxo de caixa — uma ferramenta gerencial que, quando bem utilizada, contribui com a organização das finanças e com a gestão de resultados. Vale lembrar que a implementação do fluxo de caixa pode ser feita com a utilização de soluções integradas que permitem a inclusão de dados de diferentes departamentos, possibilitando uma visão geral do negócio. Além disso, um boa solução pode deixar os processos mais rápidos e disponibilizar relatórios que vão auxiliar na tomada de decisão.

Com as informações disponíveis, por exemplo, é possível fazer substituições, diminuições ou cortes de gastos. Já com relação às receitas, o gestor pode buscar alternativas para a maximização dos resultados e o aumento da competitividade frente aos concorrentes. Um bom fluxo de caixa também ajuda a evitar a inadimplência, já que a identificação de atrasos fica mais clara e objetiva. Dessa forma, é possível agir de forma mais pontual e rápida, reduzindo este tipo de perda financeira.

Além da auxiliar na melhora dos resultados, o fluxo de caixa ainda ajuda no controle de gastos da sua indústria ao deixar bem evidente onde estão os principais custos e despesas. A partir desse entendimento, é possível procurar soluções para a racionalização dos gastos, como renegociação de valores com os fornecedores, terceirização de alguns serviços e corte de algumas despesas.

E como já mencionamos, apostar na tecnologia é sempre uma atitude bem-vinda em qualquer negócio. Automatizar o processo de gestão financeira pode, inclusive, ser considerado um investimento, pois, assim, você e sua equipe conseguem evitar erros e retrabalhos e, uma vez que o sistema esteja implementado, as horas consumidas nas atividades administrativas acabam diminuindo bastante, gerando uma economia considerável e permitindo o foco dos funcionários em trabalhos mais estratégicos para o negócio.

Aqui na Teklamatik oferecemos para você o ERP Radar Empresarial, da WK Sistemas, uma solução que integra todas as áreas industriais, com um controle financeiro completo, e que, por isso, é essencial para quem busca excelência em gestão financeira da indústria. Quer conhecer melhor nosso sistema? Então entre em contato conosco, temos uma equipe sempre disponível para atender você e tirar todas as suas dúvidas.

Compartilhar
Tags
Sobre o autor